Bem Vindos

O Instituto BiomaBrasil foi estabelecido sobre a premissa de que a educação constitui o combustível para a mudança. O desenvolvimento de suas atividades tem demonstrado a potencialidade necessária à conservação das zonas úmidas quando mentes abertas estão decididas a investir nas necessidades sociais, numa atmosfera de respeito e trabalho em equipe, imbuídas de responsabilidade social.

MISSÃO

    O Instituto BiomaBrasil tem como missão as capacitações formal e informal sobre conservação da biodiversidade, incluindo gestão de recursos, atividades de pesquisa e aquelas referentes a programas de extensão destinados a representantes da sociedade envolvidos com questões ambientais, atendendo a lideranças comunitárias, estudantes universitários, pós-graduandos, técnicos de empresas, agentes de organizações governamentais e não-governamentais.

QUEM SOMOS

    O IBB é único porque resulta do engajamento de mentes jovens e inquisitivas na solução de temas ligados à conservação em níveis local, nacional e regional. O elevado senso de responsabilidade social, a dedicação em colocar o melhor do conhecimento científico a serviço da conservação e do bem estar de comunidades tradicionais, deu origem a instrumentos poderosos para a conservação de um conjunto de importantes ecossistemas costeiros tropicais, aqueles que integram as frágeis zonas úmidas.

HISTÓRICO

    Organização não-governamental, sem fins lucrativos que embora constituída recentemente orgulha-se em agregar dentre seus antecedentes o curriculum do Laboratório BIOMA, o reconhecido Centro de Ensino e Informação sobre Zonas Úmidas Costeiras Tropicais, com ênfase no Ecossistema Manguezal, do Departamento de Oceanografia Biológica do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (BIOMA / IOUSP). Os resultados obtidos tanto pelo BIOMA/IOUSP quanto pelo Instituto BiomaBrasil até o presente, no que tange a conservação de zonas úmidas costeiras, vem como resultado da emergência de uma conjunção naturalmente criada de esforços puramente acadêmicos dirigidos a prioridades sociais no campo da conservação de forma efetiva. Os membros do BIOMA construíram ao longo de mais de duas décadas capacidades científicas e técnicas, necessárias a alavancar ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas à conservação, uso racional e gestão aplicada aos sistemas integrantes das zonas úmidas costeiras tropicais. A família BIOMA segue aumentando, mantendo-se unida e seguindo em busca de caminhos que a mantenham cada vez mais próxima e mais envolvida com as questões ambientais das zonas úmidas.