PROJETO POVOS E MANGUES


Coordenador: Dr. Renato de Almeida
    Trata-se de proposta de intervenção educacional e de desenvolvimento social com objetivo de promover a conservação e a preservação dos manguezais de Cariacica. O projeto é uma realização da Prefeitura Municipal de Cariacica, por meio das Secretarias Municipais de Educação (SEME), Meio Ambiente (SEMMAM) e a ONG Instituto BiomaBrasil (IBB).
    Os objetivos são os de promover a formação continuada de educadores, dando enfoque ao ecossistema manguezal e impulsionar o fortalecimento comunitário induzindo protagonismo local visando a conservação dos manguezais de Cariacica.     Para atingir seus objetivos o público-alvo do projeto são profissionais da Rede Municipal de Educação e integrantes das associações de pescadores, de catadores de caranguejos e de marisqueiras. O projeto atenderá:
• Escolas do entorno dos manguezais;
• Aproximadamente 260 educadores e 6.300 educandos;
• 4 Associações de Pescadores, Catadores de Caranguejos e Marisqueiras;
• 130 catadores de caranguejo;
• 70 famílias de marisqueiras;
• Comunidade em geral.

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

    1) Palestra “Importância da criação de Unidades de Conservação em áreas de manguezal”, proferida pela Dra. Yara Schaeffer-Novelli do IBB, em Cariacica, por ocasião da I Feira Ambiental -2007, dirigida a público integrado por estudantes, comunidade, educadores e gestores ambientais. Na oportunidade foi dada ênfase à importância das recém criadas Unidades de Conservação Parque Natural Municipal do Itanguá e Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Manguezal de Cariacica.     2) Palestra “Construindo um futuro sustentável, o que eu posso fazer?”, proferida pela Dra. Yara Schaeffer-Novelli do IBB, em Cariacica, por ocasião da II Feira Ambiental -2008, dirigida ao público em geral. Desta feita foram destacadas as atividades em andamento no contexto do Projeto Povos e Mangue.
    3) Curso de Associativismo ministrado a catadores de caranguejo, pescadores e marisqueiras em parceria com o SEBRAE.
    4) Curso de capacitação, realizado no Auditório da Secretaria de Educação, em Itaqui pela equipe do Instituto BiomaBrasil, envolvendo 55 educadores da Rede Municipal de Cariacica, habilitando-os para o uso do Guia Didático “Os Maravilhosos Manguezais do Brasil” (um link para o guia – ver texto abaixo).
    5) Saídas a campo - Promover a vivência no manguezal, utilizando-se de atividades do Guia Didático. Os professores participantes tiveram oportunidade de executar as práticasa no manguezal do Parque Porto das Pedras sob coordenação de equipe do IBB, constituída pelos Professores Doutores, Renato de Almeida, Clemente Coelho Jr, Ricardo Palamar Menghini e Yara Schaeffer-Novelli.
Estiveram presentes professores de 19 escolas do Município de Cariacica, a saber:
CAIC Padre Gabriel R. Maire
CEMEI Erenita Rodrigues Trancoso
CEMEI Manoel Coutinho Siqueira
CMEI Alzira Maria de Jesus
CMEI João Colombo
CMEI Maria Ribeiro Rezende
CMEI Pastor Jocarly Alves Cardoso
EMEF Antônio Coutinho de Oliveira
EMEF Hilda Scarpino
EMEF João Pedro Silva
EMEF Maria Guilhermina de Castro
EMEF Martim Lutero
EMEF Nova Valverde
EMEF Profª Tânia Pôncio Leite
EMEF Santa Izabel
EMEF Terfina Rocha Ferreira
EMEF Vila Progresso
EMEF Virgílio Francisco Schwab
PEMEF Rosalina Marques de Souza
EMEF Santa Izabel
EMEF Terfina Rocha Ferreira
EMEF Vila Progresso
EMEF Virgílio Francisco Schwab
PEMEF Rosalina Marques de Souza
GUIA DIDÁTICO “OS MARAVILHOSOS MANGUEZAIS DO BRASIL”
    Guia Didático “Os Maravilhosos Manguezais do Brasil”, material inicialmente concebido para o Caribe e testado pelo Mangrove Action Project em diferentes países, passou por longo processo de rigorosa adaptação à realidade brasileira, sob coordenação dos biólogos Renato de Almeida e Clemente Coelho Jr do IBB e Elaine Corets do MAP. O Guia Didático é uma realização da Prefeitura Municipal de Cariacica e das ONGs Mangrove Action Project e Instituto BiomaBrasil, com apoio decisivo do Disney Worldwide Conservation Fund, Seaworld Bush Gardens Conservation Fund, Mangrove Consulting, ArcelorMittal e Marca Ambiental. A obra possui 264 páginas em preto e branco, organizadas em cinco capítulos e mais um glossário de termos técnicos. Cada capítulo intercala questões conceituais com atividades práticas, adotando materiais de baixo custo. O Guia constitui instrumento de educação ambiental a ser trabalhado em conjunto com professores e alunos das escolas municipais localizadas no entorno dos manguezais do município e, também, junto aos trabalhadores que têm como fonte de renda a captura do caranguejo. O Guia não se encontra disponível em formato eletrônico, uma vez que sua utilização está associada a necessidade de capacitação ministrada em cursos presenciais.